Publicado em

Porque um esquema diferenciado para a alimentação de psitacídeos filhotes?

transparente

Porque um esquema diferenciado para a alimentação de psitacídeos filhotes?

tudo o que você sempre quis saber sobre a alimentação manual de psitacídeos!

A maior satisfação para nós é ver os pais criando seus filhotes, assim como na natureza. Porém as circunstâncias podem obrigar um amante de pássaros a adestrar ou amansar os filhotes por meio da alimentação ou criação manual. Seja qual for a razão para a alimentação manual, a mesma deve ser feita da maneira mais natural possível, mantendo o respeito pela ave e tendo ciência de sua alimentação a base de sementes em sua maioria!

A maioria dos papagaios que são criados à mão são pássaros com dieta principal a base de sementes. Seu canal digestivo é projetado para digerir as mesma e é caracterizado por um bico, papo, estômago glandular, moela e trato intestinal – um sistema que as aves granívoras desenvolveram ao longo de sua evolução natural e que deve ser respeitado por nós.

Por esta razão, não é uma boa idéia fornecer o mesmo tipo de alimento pastoso / líquido até o “desmame” da ave. Quando adultas, aves alimentadas dessa maneira, geralmente têm um canal digestivo menos desenvolvido e, como resultado, não podem processar os alimentos de maneira adequada como também apresentam algumas deficiências em sua moela, o que dificulta a digestão de sementes e grãos, trazendo a tona inúmeras desvantagens.

Esquema ilustrativo simples do trato digestivo de uma ave granívora ao lado

Pensando nisto, a CéDé ® desenvolveu um esquema de alimentação manual especial para os psitacídeos, que leva em consideração o desenvolvimento do trato digestivo da ave granívora.

* O CéDé Eggfood Large Parakeets e as sementes de girassol descascadas devem serprimeiramente moídas finamente antes de serem processadas na papinha Handrearing CéDé.

  • Quando os filhotes nascem, o sistema digestivo demora um pouco para funcionar adequadamente. Os sucos digestivos com as enzimas ali dissolvidas ainda não funcionam da maneira ideal. Os jovens devem, nos primeiros dias, ser submetidos a uma dieta leve, de fácil digestão e em sua essência mais líquida.
  • Como o peso corporal de uma ave jovem pode, após 14 dias, triplicar em relação ao seu peso de nascimento, deve ser fornecida uma alimentação rica em variadas fontes de proteína e substâncias energéticas suficientes para suprir as necessidades de desenvolvimento.
  • Finalmente, o desenvolvimento adequado do trato digestivo de aves granívoras requer a adição de sementes de girassol descascadas e moídas na CéDé Handrearing. Obtém-se deste modo um papa mais sólida, o que requer um maior esforço por parte do trato digestivo e por meio do qual o papo, o estômago glandular e a moela possam ser desenvolvidos por completo. Se os filhotes granívoros forem criados dessa maneira, eles aprenderão a ingerir e consequentemente digerir de maneira eficaz a alimentação adequada para sua espécie.

fonte: CéDé.be